Atividades complementares

Snoezelen

O Snoezelen é desenvolvido em salas multissensoriais com o objetivo de estimulação e/ou relaxamento. 

 São salas compostas por uma série de materiais - música, iluminação, sensações táteis, olfativas e gustativas - destinados à estimulação de cada sentido específico do sistema sensorial - visão, audição, olfato, tato e paladar.

Pretende-se com a sala Snoezelen oferecer um ambiente confortável e seguro, no qual o individuo pode explorar, integrar e controlar os estímulos que o envolvem ao seu próprio ritmo.

 O Snoezelen tem efeitos educativos e terapêuticos positivos no seu utilizador, sendo por isso considerado uma forma de terapia.


Adaptação em meio aquático

A O meio aquático, como meio facilitador do movimento pela atenuação da gravidade, proporciona uma variabilidade de experiências sensoriais e motoras, contribui para melhorar a auto-estima e auto-segurança, podendo ser a primeira forma das pessoas com necessidades específicas acederem à independência.

São utilizadas várias técnicas específicas de manuseio e facilitação, entre os quais o conceito de Halliwick e Watsu, conjugados sempre com atividades lúdicas e participação ativa do indivíduo.



 Pelo seu caráter lúdico e terapêutico, o meio aquático permite aumentar e melhorar o potencial funcional do indivíduo assim como a sua qualidade de vida, tendo também benefícios, mais especificamente, ao nível da circulação sanguínea, função respiratória, fortalecimento e tonificação muscular, confiança, concentração e relaxamento. 


As sessões são realizadas semanalmente em piscinas públicas, através de protocolos de cooperação, e orientadas pela Fisioterapeuta e Terapeuta Ocupacional.

Grupos de Apoio

Para quem?

Jovens com Paralisia Cerebral

Pais dos clientes da APCSM

Irmãos dos clientes da APCSM


Como funciona?

Funciona através de ajuda mútua

A ajuda é feita através de partilhas e experiências no grupo 

O grupo é orientado pela Psicóloga

MUSICOTERAPIA

O"A Musicoterapia consiste num processo interpessoal, direcionado para objetivos terapêuticos, no qual o terapeuta ajuda o/a cliente a melhorar, manter ou restabelecer o seu bem-estar físico, emocional, cognitivo, comunicativo e/ou social, utilizando experiências musicais e as relações interpessoais que se desenvolvem no seio dessas mesmas experiências enquanto forças de mudança (American Music Therapy Association, 2017; Bruscia, 1987).

O profissional de Musicoterapia, dentro da equipa multidisciplinar que apoia o cliente com Paralisia Cerebral, utiliza os elementos sonoro-musicais para atingir alguns dos seguintes objetivos:

• Desenvolver e fortalecer os recursos de integração do Self;

• Utilizar o processo de construção musical para conter desregulações emocionais, expressadas ao nível físico e psicológico;

• Melhorar competências comunicativas e relacionais através das canções;

• Identificar e valorizar aspetos motivacionais e o potencial do indivíduo;

• Promover a aquisição/reabilitação de funções neuropsicológicas de atenção e memória;

• Desenvolver a criatividade individual e a elaboração do pensamento abstrato;

• Coordenação motora sincronizada com a sugestão auditiva como indutor do movimento.

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