atividades complementares
Snoezelen

O Snoezelen é desenvolvido em salas multissensoriais com o objetivo de estimulação e/ou relaxamento. 
 
São salas compostas por uma série de materiais - música, iluminação, sensações táteis, olfativas e gustativas - destinados à estimulação de cada sentido específico do sistema sensorial - visão, audição, olfato, tato e paladar. Pretende-se com a sala Snoezelen oferecer um ambiente confortável e seguro, no qual o individuo pode explorar, integrar e controlar os estímulos que o envolvem ao seu próprio ritmo.
 
O Snoezelen tem efeitos educativos e terapêuticos positivos no seu utilizador, sendo por isso considerado uma forma de terapia.




Adaptação em meio aquático

O meio aquático, como meio facilitador do movimento pela atenuação da gravidade, proporciona uma variabilidade de experiências sensoriais e motoras, contribui para melhorar a auto-estima e auto-segurança, podendo ser a primeira forma das pessoas com necessidades específicas acederem à independência.
 
São utilizadas várias técnicas específicas de manuseio e facilitação, entre os quais o conceito de Halliwick e Watsu, conjugados sempre com atividades lúdicas e participação ativa do indivíduo.
 
Pelo seu caráter lúdico e terapêutico, o meio aquático permite aumentar e melhorar o potencial funcional do indivíduo assim como a sua qualidade de vida, tendo também benefícios, mais especificamente, ao nível da circulação sanguínea, função respiratória, fortalecimento e tonificação muscular, confiança, concentração e relaxamento. 
 
As sessões são realizadas semanalmente em piscinas públicas, através de protocolos de cooperação, e orientadas pela Fisioterapeuta e Terapeuta Ocupacional.