projetos
Árvore da Páscoa
Na época da Páscoa, os clientes e pais do CAO juntam-se para decorar uma árvore original nesta época festiva. É uma tradição que surgiu em 2012 e que proporciona um convívio agradável entre todos. 


Uma noite no hotel 
No final do ano letivo, proporcionamos aos clientes da APCSM uma estadia num hotel, onde os mesmos podem desfrutar de uma nova experiência com os amigos. São realizadas diversas atividades divertidas para que seja uma experiência inesquecível. Os pais, apesar das saudades, aproveitam para descansar e relaxar um pouco das rotinas diárias. 


A cozinha da minha avó
Este evento já conta com 3 edições, realizados em pleno verão, onde os pais e familiares dos clientes confecionam pratos e sobremesas típicas para partilha. O evento, além do convívio entre todos, permite ainda a angariação de fundos para a APCSM. 


Grupos de Apoio 
  • Sessões de grupo destinadas aos pais dos clientes - proporciona o espaço e o tempo para reflexão, partilha e discussão de sentimentos, dúvidas e tabus, fornecendo as ferramentas para a sua gestão e mudança.
  • Sessões de grupo para clientes jovens da APCSM - num contexto de grupo, os jovens têm a oportunidade de recriar conflitos e dificuldades ensaiando alternativas funcionais, ao mesmo tempo que trabalham a relação com o outro.


BPI Capacitar
A APCSM foi uma das instituições vencedoras do prémio BPI Capacitar 2013 - 4ª Edição. 
      Projeto: Hidroterapia Acessível
      Objetivos: 
  • Eliminar barreiras à prática de atividades lúdicas e terapêuticas em meio aquático para pessoas com mobilidade reduzida;
  • Instalar elevador de transferência, em piscina pública que permite, a pessoas com deficiência, entrar na água de modo seguro e confortável;
  • Disponibilizar o acesso ao equipamento a todos os cidadãos com mobilidade reduzida, sendo uma acessibilidade inexistente à data no concelho de Ponta Delgada.
  
O elevador encontra-se na piscina dos Bombeiros de Ponta Delgada, para utilização de todos os cidadãos com mobilidade reduzida. Para tal, basta contactar a APCSM para que possamos explicar o modo de funcionamento e solicitar depois a sua utilização na recepção do ginásio dos bombeiros. O elevador não está no local de utilização por causa das aulas regulares, mas como é móvel rapidamente é posicionado no local específico.